top of page
  • Foto do escritorFelipe Ferrasso

O dia de começar

por Dr. Bernardo Forgiarini Guedes.

Sempre me deparo com a seguinte situação em consultórios: “Doutor, preciso de ajuda para melhorar minha qualidade de vida, me sinto indisposto, sem energia para nada, meu sono está ruim e minha vontade de me relacionar com as pessoas está cada dia menor.”


Não, você não é o único. Algumas doenças deste recente século como ansiedade, depressão e sedentarismo são prevalentes em mais de 50% da população mundial, atingindo famílias, locais de trabalho, condomínios, igrejas e lares inteiros.


Nada é isolado, uma pessoa que dorme mal, sente-se naturalmente ansiosa diante das atividades diárias, pois seu limiar de fadiga cognitiva está muito baixo. Ou seja, está cansada para administrar seus sentimentos e pensamentos diante um dia-a-dia estressante e intenso. Associado a isto, não consegue elaborar sua autoestima, elemento fundamental para os processos de criação, ousadia e relação interpessoal.


Hormônios como o cortisol se elevam, acabamos preferindo alimentos processados para nos satisfazer tanto a fome quanto esta cascata de frustração. Como consequência, resistência insulínica se instala em nosso metabolismo, ganhamos peso, a pele já não é a mesma e o ciclo se repete.


Doutor, mas por onde começo, parecem tantas variáveis para abordar e me sinto perdido (a) diante de tamanha circunstância. A primeira dica que sempre dou para meus pacientes é não haver culpa e nem cobrança acerca de seu corpo, seu passado e os efeitos comparativos das redes sociais.


Devemos focar no hoje como o dia mais importante de nossas vidas. A palavra “presente” no português significa: tempo atual e objeto que entregamos para alguém diante algum mérito. Mas e se juntarmos os dois significados em um só? Então o hoje é o seu maior presente. O tempo atual, o dia de hoje, nesta hora, neste minuto você merece se PRESENTEAR com uma nova vida. Uma nova decisão.


A força de vontade de sair desta roda de efeitos danosos para o seu corpo depende exclusivamente de VOCÊ. Portanto, o conselho primordial para tudo mudar começa por : Movimento. O primeiro e mais importante ponto de uma retomada nos seus cuidados da saúde passam pela base: Atividade Física Regular. A partir de um estabelecimento de rotina em exercício físico, o seu eixo neuromodulador de recompensas passa a emitir sinais pro seu corpo de que REALMENTE vale a pena evitar os alimentos ruins, comer de forma mais saudável, cuidar da autoestima e, com essência, se olhar de forma mais amorosa no espelho.


Tudo começa com o Movimento. Foque na atividade física, seja uma caminhada regularmente feita, uma academia com professores, uma arte marcial, uma turma de treinamento funcional, entre outras tantas opções incríveis. Comece por aí e depois me conte o que mudou.



6 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page